Montanhas


As montanhas são formas de relevo que se caracterizam por serem lugares de grande importância tanto paisagística, como ambiental, onde existem vários recursos naturais, tais como água, madeira e minerais. São áreas onde ocorre uma grande variedade faunística e florística que deve ser protegida e/ou preservada.

Devido à importância, que as montanhas têm, o seu espaço é cada vez mais procurado, quer para fins económicos, através da exploração dos seus recursos, quer para a prática de actividades relacionadas com o turismo e o lazer. As montanhas são, também, áreas de investigação científica e de promoção de identidades e culturas locais.

A cerca de 10 km para Oeste, a partir da cidade de Mirandela, encontramos a Serra de Sta. Comba, mais conhecida como Serra dos Passos.

Dentro dos limites do concelho de Mirandela, a sua área é de cerca de 3000 hectares e o local mais elevado atinge os 932 metros de altitude, junto ao local denominado Fraga da Conta. De entre as várias actividades de lazer que se podem efectuar em plena Serra, enumera-se a prática de asa delta, parapente, escalada, passeios em BTT e pedestres. São, ainda praticadas actividades relacionadas com a investigação arqueológica, geográfica e botânica.

Quanto às actividades económicas, podem referir-se a prática de pastoreio e de apicultura.

No que respeita à flora, ocorrem, na Serra de Santa Comba, carvalhos (Quercus), sobreiros (Quercus suber), pinheiro bravo (Pinus Pinaster), mimosas (Acacia dealbata), estevas (Cistus ladaniferos), urzes (Erica arborea), carquejas (Baccharis trimera), sargaços (Cistus salvifolus), giestas (Cytisus striatus), entre outros.

No que respeita à fauna, podem ser encontrados coelhos bravos (Oryctolagus cuniculus), lebres (Lepus capensis), perdizes (Alectoris rufa), tordos (Turdus pilaris), javalis (Sus scrofa), corços (Corvus corax), raposas (Vulpes vulpes), ratos (Mus musculus), ratazanas (Rattus rattus), codornizes (Conturnix conturnix), falcões (Falco peregrinos), corujas (Strix aluco), mochos (Athene noctua), lagartixas (Psammodromus algirus), lagartos (Lacerda lépida), entre outros.


DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS - 11 de Dezembro

Actividades

• Palestra sobre as montanhas
• Exposição de fotografias da Serra de Santa Comba, no Centro Cultural de Mirandela





































Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados
Município de Mirandela - Ambiente e Salubridade